Espaço para troca de ideias


O QUE É CONFIABILIDADE?


Quando fazemos a pergunta, o que é Confiabilidade, que ideias nos vêm à mente? Alguém poderá dizer - um produto é confiável quando dura bastante. Esse é o conceito de Durabilidade. Outro dirá - um produto é confiável quando faz exatamente aquilo que eu espero que ele faça. Esse é o conceito de Qualidade. Um terceiro poderá afirmar - um produto é confiável quando está sempre pronto para funcionar quando eu preciso dele. Esse é o conceito de Disponibilidade.

Confiabilidade é um conceito que deve englobar todas aquelas expectativas acima enunciadas. Quantificar Confiabilidade é algo mais difícil. Isso ocorre porque Confiabilidade não pode ser confundida com Qualidade. Confiabilidade é algo mais amplo. O conceito está ligado a falhas no domínio do tempo. Tanto o número de falhas quanto o tempo em que elas ocorrerão são difíceis de prever devido às incertezas inerentes a essas variáveis. Incertezas que levam à moderna definição de Confiabilidade como variável estatística.


Definição Técnica de Confiabilidade

“A probabilidade de um produto funcionar da maneira como foi projetado dentro de condições específicas e por um período de tempo determinado sem falhar”.

A NBR – 5462 define Confiabilidade como: “Capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo”

Portanto, uma performance satisfatória de um produto, equipamento ou sistema, ocorre sob as quatro circunstâncias abaixo:

1.    Função

2.    Tempo

3.    Condições operacionais e ambientais ou Contexto Operacional

4.    Duração

Essa probabilidade é também conhecida como Probabilidade de Sobrevivência.

Por tratar-se de uma variável estatística, a Confiabilidade lida com distribuições de probabilidade associadas às características das falhas atribuídas ao produto, seja ele um componente discreto ou um conjunto de componentes que formam um equipamento mais complexo ou sistema.

De uma forma geral, podemos dizer que a Confiabilidade é a probabilidade de sucesso. O oposto da Confiabilidade é a Não Confiabilidade, ou a probabilidade de fracasso. Tudo isso, levando-se em conta as condições específicas ou ambientais e o tempo.


WEIBULL_PDF.png